Claudilei Simões de Sousa

Mara de Paula Giacomeli

Sua empresa está, realmente, em ordem? Parte 4

*Wilson Giglio
www.wilsongiglio.com.br

hrRECURSOS HUMANOS / TRABALHISTA
Este setor tem atribuições específicas como as demais, que envolvem não somente as obrigações legais da empresa mas também perante o empresário e todos os colaboradores da mesma.
As suas atribuições passam por várias e importantes tarefas dentro da empresa, tais como:
a) análise do currículo do candidato, avaliação, seleção, recrutamento, verificação dos antecedentes e/ou comprovação de experiência/estudo, testes de admissão entre outros;
b) controle de faltas (assiduidade), afastamentos, atrasos, férias, EPI (Equipamentos de Proteção Individual), recebimento e entrega de documentos pessoais;
c) Quadro de horários, CIPA; Normas Internas; Manual do Colaborador, entre outros;
d) Capacitação de colaboradores voltados para: primeiros socorros, CIPA, combate a incêndios, aprimoramento da profissão, desenvolvimento profissional para propiciar promoções internas;
e) Elaboração de folhas de pagamento, folha de 13º salário, férias, quitações e homologações;
f) Controles de PPR, PCMSO e outros;
g) Atualização do livro ou ficha de registro de colaboradores e das carteiras profissionais dos mesmos;
h) Segurança e medicina do trabalho, farmácia interna;
i) Controle de benefícios tais como: vale transporte, alimentação, convênios médicos e odontológicos, cesta básica, etc…
Para fazermos uma checagem deste setor podemos citar alguns itens fundamentais:
– A empresa está entregando mensalmente a GFIP e o CAGED?
– Os livros ou fichas de registros estão em dia?
– Os colaboradores estão devidamente registrados em folha de pagamento por centro de custos?
-O departamento emite relatório mensal informando todos os custos para o departamento contábil e diretoria?
– Existe um programa ou planejamento de cargos e salários?
– A convenção coletiva é respeitada, bem como a legislação?
– Todos os colaboradores têm ciência das Normas Internas da empresa e do Manual do Colaborador?
– Todos os colaboradores têm ciência das suas atribuições e responsabilidades além de saber o seu lugar no organograma da empresa?
– Existe um controle de faltas e atrasos, bem como um controle de férias?
– Os custos com salários, encargos, férias, 13º salário e rescisões são informados à contabilidade?
– Há ponto eletrônico para entrada de dados dos colaboradores?
– O setor fornece relatório de custo x benefício?
– Existe controle da CIPA bem como de insalubridade e periculosidade?
– O sistema de software controla todos os procedimentos de recursos humanos?
– Existe controle de horas extraordinárias? O custo mais os encargos são informados à contabilidade e ao departamento de vendas/produção?
– O departamento controla os recolhimentos de encargos sobre salários, autônomos e pró-labore?
– Tudo, neste departamento, está de acordo com a legislação?
– As horas externas dos colaboradores são controladas?
– Os adiantamentos, férias e pagamento de salários são feitos na data correta?
Estes são alguns fatores preponderantes e importantes para o controle deste departamento na empresa. Este setor está, realmente, em ordem?

 

*Wilson Giglio
Organizador de Empresas e de Pessoas, Consultor em Gestão Empresarial, Especialista em empresas de Comunicação Visual,
Cursos EAD exclusivos:
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